Helra & Quimohrena

Conheça sobre nossa atuação na Amazônia Tocantina

Grupo de Pesquisa História, Educação e Linguagem na região Amazônica (GP HELRA)

 O  grupo de pesquisa Helra foi criado em 2009 a partir do laboratório de pesquisa História, Memória, Ensino e Linguagens na Amazônia Tocantina, formalizado junto ao Campus Universitário do Tocantins-Cametá/UFPA, inicialmente vinculado a três Faculdades desse Campus: História, Linguagem e Educação, agora também está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura – PPGEDUC. Agrega diversos pesquisadores (as) da UFPA e de outras instituições. O grupo objetiva fomentar discussões sobre a prática teórica-metodológica da História Oral, história escrita e documental, bem como, aspectos teórico-metodológicos relacionados a investigações a respeito de diferentes linguagens no contexto amazônico, visando a valorização da diversidade cultural, étnica, linguística, epistemológica e cosmológica constitutiva da região Amazônica. O caminho por nós defendido propõe, um projeto de educação diferenciada, através de diálogos e políticas públicas que tenham ações institucionais e educacionais que realizem o processo de descolonização do saber, aprimorando a capacitação científica no campo da História, Linguagem e Educação.

Grupo de pesquisa Quilombos e Mocambeiros: história da resistência negra na Amazônia (GP QUIMOHRENA)

O grupo de pesquisa QUIMOHRENA foi criado em 2009 com base nos dados coletados e na repercussão da Pesquisa Inclusão no Processo Ensino-Aprendizagem a Partir da Reconstituição da História, Memória e Cultura quilombola na Região do Baixo Tocantins - no Pará. Agrega pesquisadores(as) da UFPA de outras universidades. O grupo objetiva fomentar discussões que abarcam temáticas relacionadas a histórias, memórias, diferentes formas de resistências e vivencias de populações africanas e seus descendentes, na intenção de discutir questões relacionadas a formação de quilombos ou mocambos na região Amazônica no século XVIII, abarcando história de constituição, territorialidade, corpo, práticas educativas, saberes, culturas, religiosidade, formas de trabalho, experiências cotidianas, relações étnicorraciais, gênero, movimentos sociais, políticas públicas e lutas por territórios quilombolas. O caminho por nós defendido propõe, um projeto de educação diferenciada, através de diálogos e políticas públicas que tenham ações institucionais e educacionais que realizem o processo de descolonização do saber.

Coordenação Geral

Benedita Celeste de Moraes Pinto é doutora em História: História Social pela PUC/SP (2004); Pós Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT (PROCAD Amazônia - Capes -2019); Mestre em História: História Social pela PUC/SP (1999); licenciada plena e Bacharel em História pela UFPA (1995). Atualmente é professora Adjunto A da Universidade Federal do Pará, lotada no Campus Universitário do Tocantins/Cametá, onde atua na Faculdade de História do Tocantins (FACHTO) e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC). É coordenadora das pesquisas: ArboConttrol Pará - Rede Norte: Educação e Saúde: Saberes tradicionais e práticas de cura na/da Amazônia Tocantina (PORTARIA N 165/2021 CUNTINS/UFPA-Cametá) - vinculado ao projeto ArboControl: Gestão da informação, educação e comunicação no controle das arboviroses dengue, zika e chikungunya, Faculdade de Ciências da Saúde da UNB História, Educação, Cultura e Saberes Afro e Indígena na Região do Tocantins, Norte da Amazônia (PORTARIA N 077/2019 - CUNTINS). Coordena o Centro de Memória da Amazônia Tocantina (CMAT) do Campus Universitário do Tocantins/Cametá UFPA (PORTARIA N 144/2022 CUNTINS). É líder dos grupos de pesquisa: Quilombos e Mocambeiros: história da resistência negra na Amazônia (GPQUIMOHRENA) História, Educação e Linguagem na região Amazônica (GPHELRA). É um dos verbetes do Dicionário de Mulheres, de autoria de Hilda Agnes Huber; Editora Mulheres: Florianópolis, 2011, que reuni milhares de verbetes de mulheres empreendedoras, sobretudo escritoras. Pesquisadora na área de conhecimento História Social e Cultural da Amazônia, atuando nos temas: história, educação, povoações quilombolas e indígenas, cultura popular, resistência negra e indígena, escravidão, racismo, memória, oralidade, gênero, corpo, saberes tradicionais, religiosidade e inclusão educacional.

Profa. Dra. Benedita Celeste de Moraes Pinto

Coordenadora Geral

Outros membros

Pesquisadores e Pesquisadoras

Rhana Beatriz Maia de Freitas

Mestra em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA-Cametá)

Bárbara de Nazaré Pantoja Ribeiro

Doutora em Antropologia (PPGA/UFPA/ Belém

Cristian Caio Silva Moreira

Mestre em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA-Cametá

Fernanda Nílvea Pompeu Varela

Doutoranda em Educação pela-UEPA

Márcia Nunes Maciel – Marcia Mura

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo

Maria de Fátima Rodrigues Nunes

Mestre em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Maria Gorete Cruz Procópio

Doutoranda em Educação pelo PPGED/UEPA

Nathália Barra Viana

Mestra em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Renata Ferreira Siqueira

Mestra em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Thaianny Cristine Dias Gaia

Mestra em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Sherlyane Louzada Pinto

Mestra em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Tatiane do Socorro Correa Teixeira

Doutora em Antropologia pela UFPA

Márcia de Jesus Oliveira Valente

Mestra em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Susana Braga de Souza

Mestra em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Vanderleia Assurini

Mestranda em Educação e Cultura pelo PPGEDUC- UFPA/Cametá

Daniel Lucas Noronha de Sena

Mestre em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Olaíza Quaresma dos Santos

Mestra em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Andrea Silva Domingues

Doutora em História pela PUC/São Paulo

Crisna Talita Sousa de Sousa

Mestranda em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Nubia Lafaete dos Santos Correa

Mestra em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Muretehoa Assurini

Mestrando em Educação e Cultura pelo PPGEDUC- UFPA/Cametá

Clara Rízia Pinheiro Felix

Mestranda em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Raquel Lopes Paes

Mestra em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Marisa Alicia Montrucchio

Doutora em Letras (Lingua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-americana) pela Universidade de São Paulo

Milene Mindelo Lobo

Mestra em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Meurygreece Caldas Farias

Mestra em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Erleny Garcia Arnoud

Mestranda em Educação e Cultura pelo PPGEDUC- UFPA/Cametá

Felipe de Moraes Baia

Licenciado em Letras Lingua Inglesa pela Faculdade de Letras da UFPA/Cametá

Leonel de Abreu Pereira

Mestre em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Karlyane Mayra Brito Wanzeler

Mestra em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Igor Silva de Barros

Doutorando em Educação e Sociedade pela UFPA

Rosicleide Maciel dos Santos

Mestra em Educação e Cultura Pelo PPGEDUc/UFPA-Cametá

Inataia Assurini

Mestrando em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Decleoma Lobato Pereira

Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia/UFPA

Amarilis Maria Farias da Silva

Mestra em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia/UFPA

Rosana Maria Alencar Oliveira

Mestre em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Wakamuwia Assurini

Mestrando em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Angela Sánchez Leão

Doutora em História pela PUC/São Paulo

Tereza Cristina Ribeiro

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia

Lediane da Silva Borges

Vanacy do Socorro L. do Amaral

Mestranda em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Darcielly da Silva Cardoso

Mestra em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Mestra em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Valéria de Oliveira Pena Borges

Rusevelt Silva Santos

Mestre em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Gabriel Neves Franca

Mestrando em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Mestra em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

João Paulo Alves Costa

Mestre em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA-Cametá

Micele do Espírito Santo da Silva

Licenciada em História pela FACHTO/UFPA-Cametá

Adenil Alves Rodrigues

Mestre em Educação pelo ICED/UFPA

Kelvin Pinheiro Ferreira

Graduando em História pela FACHTO/UFPA-Cametá

Noely de Nazaré Assunção

Graduanda em História pela FACHTO/UFPA-Cametá

Doriedson do Socorro Rodrigues

Doutor em Educação pela UFPA

Thaís Chaves Rodrigues

Graduanda em Letras pela UFPA-Cametá

Miguel Cleber Lobato e Lobato

Graduando em História pela FACHTO/UFPA-Cametá

Hugo do Carmo Sanches

Licenciado em História pela UFPA-Cametá e Bacharel em Direito pela UNIFESSPA/Marabá

Localização

Nosso grupo de pesquisa está situado na Amazônia, promovendo a diversidade cultural e a resistência através de nossas ações e publicações.

Endereço

Travessa Padre Antônio Franco
Universidade Federal do Pará

Horário

Seg a Sex