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Educação, Práticas Culturais, Saberes Ancestrais e (RE)Existeências na Amazônia Tocantina
A coletânea, intitulada, EDUCAÇÃO, PRÁTICAS CULTURAIS, SABERES ANCESTRAIS E (RE)EXISTÊNCIAS NA AMAZÔNIA TOCANTINA, é constituída, na sua maioria, por estudos resultantes de projetos e subprojetos de pesquisas e extensão executados ou em execução na Faculdade de História da Amazônia Tocantina e no Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins – Cametá, sob a coordenação da Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto, dentre os quais se destaca: Pesquisa Educação, Cultura, Gênero e Saberes em Povoações Indígenas e Quilombolas da/ na Amazônia Tocantina, no Pará; Pesquisa História, Educação, Cultura e Saberes Afro e Indígena na Região do Tocantins & Programa de Pesquisa e Extensão Construindo Equidade na Amazônia Tocantina.


Educação, Memórias, Resistências e Saberes em Diálogos
A coletânea Educação, Memórias, Resistências e Saberes em Diálogos reúne estudos sobre comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas da Amazônia, realizados por pesquisadores dos Grupos de Pesquisa HELRA-CNPq e QUIMOHRENA-CNPq. A obra apresenta resultados de pesquisas da Faculdade de História da Amazônia Tocantina e do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura de Cametá, coordenadas pela Prof.ª Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto. Os artigos abordam temas como memória, cultura, educação e resistência, com foco na valorização dos saberes tradicionais e na visibilização das práticas culturais e históricas dessas populações na região amazônica.


Saberes em diálogo: educação, memória e práticas interconectadas
O livro Saberes em diálogo: educação, memória e práticas interconectadas, tem como eixo organizador: reflexões acerca dos saberes, memórias e práticas culturais de populações que habitam diferentes espaços da Amazônia. A publicação, compreende a produção coletiva de docentes e discentes que na sua maioria, fazem parte dos Grupos de Pesquisa: História, Educação e Linguagem na Região Amazônica (HELRA-CNPq) & Quilombos e Mocambeiros: história da resistência negra na Amazônia (QUIMOHRENA/CNPq). Alguns textos são resultantes de projetos e subprojetos de pesquisas executados ou em execução na Faculdade de História da Amazônia Tocantina e no Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) do Campus Universitário do Tocantins – Cametá, sob a coordenação da Prof.ª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto, dentre os quais se destaca: Pesquisa Memória, Cultura e Cidade: vivências de homens e mulheres na Cidade de Cametá, no Pará, Séculos XVIII a XXI; Pesquisa História, Educação e Saberes Tradicionais na Amazônia & pesquisa História, Educação, Cultura e Saberes Afro e Indígena na Região do Tocantins.


Culturas, Educação e Memórias
A coletânea é resultado de parcerias, de pesquisas e diálogos que envolvem pesquisadoras e pesquisadores vinculados à linha de pesquisa Culturas e Linguagens, do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins – Cametá, da Universidade Federal do Pará, e vinculados ao PROCAD AMAZÔNIA - UFPA/PPGEDUC-UFMT/PPGEUFAM/PPGE: Políticas Educacionais, Linguagens e Práticas Culturais na Amazônia; de membros dos Grupos de Pesquisas cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a saber: GP: História, Educação, Linguagem na Região Amazônica (HELRA), GP: Quilombos e Mocambeiros: história da resistência negra na Amazônia (QUIMOHRENA) e o GP: Discurso, Sentido, Sociedade e Linguagem (DISENSOL) que, com as parcerias estabelecidas, buscaram reunir nesta oportunidade textos que tratam das reflexões acerca dos desafios do tempo presente, como o de resistir, de lutar e de garantir o direito à diversidade humana, à memória e ao pluralismo cultural na história. A obra propõe discussões acerca das formas de interpretação que recaem sobre o trabalho do educador e do pesquisador que se envolvem com temáticas que lidam com pessoas comuns, ou que propõem novas interpretações além do discurso fundador, oportunizando diferentes possibilidades de análise para pensar o tema Culturas, Educação e Memórias.


Práticas discursivas: Educação, Linguagem e(m) Discurso
A coletânea Práticas discursivas: Educação, Linguagem e(m) Discurso, organizada pelas pesquisadoras Andréa Domingues, Benedita Celeste de Moraes Pinto e pelo pesquisador Doriedson do S. Rodrigues, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá e PROCAD AMAZÔNIA - UFPA/PPGEDUC-UFMT/PPGE-UFAM/PPGE: Políticas Educacionais, Linguagens e Práticas Culturais na Amazônia, tem como propósito fazer circular um conjunto de trabalhos desenvolvidos nacionais e internacionais que têm seu lugar de observação e de análise em temas relacionados à educação, memória, cidade, trabalho, linguagem e história. Nesse sentido, a temática do livro em questão traz diferentes abordagens de estudos realizados em regiões diversas do Brasil e da Patagônia argentina, versando em torno de relações sociais, resistência, diversidade, educação, questões étnico-raciais, patrimônio e o direito à memória.

